quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DESENHANDO

Estou estudando como um fashion Ilustrador desenha. Isso fez meus desenhos evoluirem em alguns aspectos. Eu sou meio “desenhadora” desde sempre – não tenho a ousadia de ser chamada de desenhista . Já pequena passava tardes esquecidas tentando desenhar bonecas, cachorros e tudo o que passava na minha frente. Com a faculdade e os muitos livros para ler acabei deixando de lado, daí que esses dias - já graduada! Glória a Deus!!! – voltei aos meus cadernos de esboços.
Pra desenferrujar tem uns exercícios muito bons no livro de Bethan Morris*. Eu separei alguns pra mostrar pra vocês:
- Desenho com modelo vivo, ou objetivo ou de observação: desenhar a figura exatamente como se vê.
Pessoas esperando ônibus, esperando atendimento em clínicas, assistindo TV, lendo em bibliotecas. Uma pessoa concentrada fica, mais ou menos, 15 minutos relativamente parada. Tempo suficiente para você rascunhar um desenho.  Isso treina a nossa mente para aceitar o que os seus olhos julgam ser vedadeiros, e não o que as suas idéias pré-concebidas ou interpretações mentais julgam.
Alguns desenhos são de modelos nus – no meu caso nunca ninguém se propôs ficar peladão pra eu desenhar. Haha. E nem eu ficaria à vontade numa situação dessas (Vergonha alheia) – então eu desenho semi-nus, fotos de propaganda de biquine. Haha.  


- Desenho cego: focalize o que está a sua frente e desenhe sem ficar analisando os erros e improporções. Apenas olhe a figura e copie as suas formas. Vai sair umas coisas estranhas como essa daqui que encontrei na net:


- Traço contínuo: olhando a figura (objetos ou pessoas) mantenha a mão em constante movimento para que a linha traçada não seja interrompida.
Nesses casos os desenhos ficarão mais interessantes:


- Contorno: simplifique o que você vê, reduzindo a figura mentalmente para focalizar apenas o seu contorno.  Sem muitos detalhes, só mesmo um esboço. Veja este que catei na net:



Ou seja,o negócio não é tão fácil, não é mesmo, meninas? Vou treinar aqui e amanhã tiro umas fotos pra mostrar pra vocês.

Beijinhos, lindas flores.



* BETHAN MORRIS. FASHION ILUSTRADOR: manual do ilustrador de moda. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Imagens Google 

4 comentários:

  1. Eu sou um desastre na hora de desenhar pessoas. Não consigo nem mesmo fazer um bonequinho palito direito, rs. Esses tipos de desenho parece aqueles de jogos, como por exemplo Imagem e Ação, KKK. Beijos!

    Sonhos de Garota

    ResponderEliminar
  2. Como não gosto de responder pelos meus comentários, vou responder pelo seu, se não houver problema. Se houve, avise. Então... Verdade, ninguém merece esse tipo de "projeto". Além de gastar água com os chafarizes, ainda etá destruindo o ambiente. Sério, prefiro mil vezes uma àrvore com as folhas verdes que dá um ar super bonito no ambiente, do que chafarizes de concreto sem graças... Pena que são poucos os que pensam como a gente. Mas como a esperança é a última que morre, vamos continuar lutando para um mundo melhor!

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderEliminar
  3. Bahh que lindo, queria saber desenhar assim!
    beijos

    ResponderEliminar